Crédito: Suplementos Brasil |
A prática de exercícios físicos gera diversas adaptações no nosso organismo, como a melhora da resistência física, criação de novos vasos sanguíneos para aumentar a oferta de oxigênio aos músculos, aumento da capacidade cardiorrespiratória e favorecimento da produção de hormônios, entre outros. Com isso, a prática de exercícios é muito benéfica e vai além de apenas controlar o peso.
jejum.
Crédito: Mundo Boa Forma |
Já os carboidratos possuem a importante função de manter os níveis adequados de energia durante os treinos, por isso, são indicados para consumo pré-treino e até durante os treinos, caso sejam de longa duração, prevenindo a fadiga e a queda no rendimento.
Crédito: Dicas de Suplementos |
No período pós-treino, é indicado para potencializar a entrada das proteínas nas células, além de repor os estoques de energia muscular. Os suplementos de carboidratos mais utilizados são: waxy maize, maltodextrina, D-ribose e dextrose.
Crédito: Mundo Atleta |
A suplementação deve levar em consideração o que já é fornecido via alimentação, para não sobrecarregar o organismo com excessos que podem gerar ganho de peso e outros problemas de saúde. Por isso, não é indicado fazer uso de suplementos sem orientação de nutricionista ou médico.
Texto: Elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado